Festa Junina nas aulas de português (PLE/PL2) – Parte 2
Fala, pessoal!
Na postagem anterior, indiquei a música “Bahia, Forró e Folia” de Adelmário Coelho para trabalharmos o tema “Festa Junina”. Lá apresentei conteúdos que poderiam ser abordados durante a aula. O que você achou?
No post de hoje, vou compartilhar com vocês esta atividade de preparação:
antes de assistir ao clipe da música, divida a turma em duplas e peça que um entreviste o outro baseando-se nas seguintes perguntas:
antes de assistir ao clipe da música, divida a turma em duplas e peça que um entreviste o outro baseando-se nas seguintes perguntas:

Após essa entrevista, peça que eles criem um pequeno diálogo com algumas das respostas dadas e apresentem-o a toda turma. Em seguida, assistam juntos ao clipe.
Após assistirem ao clipe ou ouvirem apenas a música, forme trios e peça que respondam estas perguntas:
- Quais são os artistas/bandas brasileiras que aparecem na letra da música?
- Quais os instrumentos musicais que aparecem na letra da música?
- Quais são os escritores brasileiros que aparecem na música?
- Quais os pontos turísticos que aparecem na letra da música?
- O que significa mês junino?
Depois compartilhem as respostas.
Importante, colegas, que vocês apresentem algumas imagens dos instrumentos, áudios de alguns ritmos para demonstrar melhor algumas partes da música.
E aí, gostou?
Quais perguntas você acrescentaria ou alteraria?
Como você trabalharia com essa música em sala de aula?
Qual atividade de escrita você sugeriria?
Compartilhe conosco a(s) sua(s) ideia(s)!