default-logo

Olá, sou Sara Oliveira. Muito prazer!

O crescente interesse em ensinar e aprender línguas via tecnologia digital despertou a minha atenção na graduação. De lá para cá, tenho me dedicado a estudar a incorporação de interfaces digitais no processo de ensino-aprendizagem de línguas.

Recentemente, defendi a dissertação de mestrado intitulada “Fiz um blog, e daí? Uma experiência sobre o ensino e a formação inicial de professores de Português como Língua Estrangeira/Segunda Língua em perspectiva intercultural e crítica”, no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob orientação da professora Edleise Mendes.

Essa pesquisa possibilitou-me pensar o blog Falando Português como um ambiente favorável ao ensino de Português como Língua Estrangeira/Segunda Língua em uma perspectiva culturalmente sensível aos sujeitos envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagem (MENDES, 2008).

 

Formação acadêmica e atuação profissional

Sou graduada em Letras Vernáculas e Português como Língua Estrangeira, especialista em Educação a Distância e mestre em Língua e Cultura.

Desde 2012, atuo no Exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS).

Ademais, sou professora substituta de Língua Portuguesa do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFBA e pesquisadora no Núcleo de Estudos em Língua, Cultura e Ensino (LINCE/CNPQ) e no Observatório de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua (ObsPLE-PL2, CNPQ).

Para mais informações, clique aqui.