default-logo

O início

Em 14 de junho de 2013, criamos o blog Vivendo no Brasil com o objetivo de compartilhar alguns textos que foram produzidos, durante as aulas de Português como Língua Estrangeira (PLE), por estudantes estrangeiros. Eles estavam cursando PLE no Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL), sendo a maioria estudantes intercambistas. Nesses textos, há muito do que um estrangeiro vê, sente e vive aqui no Brasil.

Com o passar do tempo, o número de acessos no blog foi aumentando, e percebemos que aquelas postagens atraiam pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo. Resolvemos, então, utilizar aquele espaço para compartilhar conteúdos linguísticos e aspectos culturais tanto para estudantes quanto para professores de PLE.

O Vivendo no Brasil, embora ainda esteja no ar, não tem sido atualizado desde que lançamos o Falando Português, pois entendemos que aquele blog representa a primeira fase desse projeto, e o Falando Português a continuidade dele.

 

A primeira etapa do Falando Português

Em 27 de abril de 2017, lançamos o Falando Português e, ao longo dos meses, compartilhamos materiais de estudo, dicas de português tanto para estrangeiros quanto para brasileiros, sugestões de aulas para professores de PLE. Criamos no Falando Português a categoria “Estrangeiros no Brasil” para republicar as produções textuais postadas no Vivendo no Brasil e darmos continuidade a esse tipo de ação.

Concomitantemente, começamos a refletir, no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sobre o uso de tecnologias digitais, especialmente o blog, nas aulas de PLE/L2 e, consequentemente, surgiu o desafio:

  • como incorporar essa tecnologia, o blog, no ensino de PLE/L2 além do que essa ferramenta pode nos oferecer em termos tecnológicos?

 

O nosso objetivo

Diante do desafio, propomos utilizar o Falando Português como um ambiente favorável ao ensino de Português como Língua Estrangeira/ Segunda Língua em uma perspectiva intercultural e crítica, ou seja, em uma perspectiva culturalmente sensível à cultura dos sujeitos envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagem.

 

A segunda etapa do Falando Português

Nesta segunda etapa, estamos reconfigurando o Falando Português para que se constitua em um ambiente favorável ao ensino de Português como Língua Estrangeira/ Segunda Língua em uma perspectiva intercultural e crítica. Para isso, estamos observando aulas de professores em formação de PLE/L2 de uma universidade pública brasileira, entrevistando esses professores e elaborando atividades que visem o uso do blog nessa perspectiva.

Com essa ideia, determinação e apoio de todos vocês, começamos a redesenhar esse projeto. Nesta etapa, compartilharemos produções realizadas pelos alunos envolvidos nesse projeto e materiais que nos conduzam a um ensino de PLE/L2 intercultural e crítico.

 

Público-alvo do Falando Português

Alunos de PLE/L2, professores de línguas e pessoas interessadas em conhecer um pouco mais a língua portuguesa e as culturas envolvidas nesse processo de ensino e aprendizagem.

 

Enfim, sejam bem-vindos(as)! =)

Esperamos que gostem e compartilhem essa ideia… vamos lá! Falando Português.

Facebook