Bate-papo: Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá
O que esperar de um bate-papo chamado “Você é o que lê” com Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá?
Fui lá conferir e me surpreendi.
Eu era uma daquelas que conhecia apenas o trabalho de Gregório Duvivier em Porta dos Fundos e o de Maria Ribeiro em algumas novelas. A cada frase dita por Xico Sá, eu me questionava: Como pode você, Sara, nunca ter ouvido falar desse cara ou nunca ter lido nada escrito por ele? No final do evento, quis tirar foto com eles e só não comprei os seus livros porque não havia levado meu cartão de crédito. Sendo mais sincera! Ultimamente, tenho evitado levá-lo, principalmente aos shoppings, como uma forma de economizar “din din”. Tempos de crise, galera.
O Bate-papo
O evento foi divido em três blocos como bem explicado pela mediadora Pamela Luciola. No primeiro bloco, eles falaram sobre a influência da leitura na infância e na formação deles como autores e depois compartilharam conosco como se deu a construção dos seus últimos livros.

Biiah, obrigada por editar essas fotos para mim. :*
No segundo bloco, falou-se muito desse momento político no Brasil. Não teria como ser diferente, afinal, a ideia desse bloco era provocar uma reflexão sobre os novos formatos consumidos nas redes sociais e novas mídias, colocando em questão os impactos dessa leitura na formação da sociedade contemporânea. E, por fim, no último bloco, cada escritor respondeu a duas perguntas feitas pelo público.
Se eu tivesse que dar uma nota para esse bate-papo, seria 1000. Não me arrependi de ter ficado na fila, um dia antes, para ganhar o ingresso e de ter sido uma das últimas a entrar no teatro. O cenário estava lindo e acolhedor. Eles são incríveis e muito espontâneos. Enfim, foi uma noite de muitos risos e gargalhadas. Uma pena que poucas pessoas puderam conferir esse espetáculo.
Quer saber mais detalhes desse encontro? Recomendo a leitura destas duas matérias Discursos políticos roubam a cena em palestra com Duvivier e Xico Sá e Em Salvador, Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá falam sobre política, literatura e ódio nas redes sociais.
Para você que mora em outro estado, esse projeto vai percorrer outras cidades-sede da Livraria Cultura no Brasil. O evento segue para Recife, Fortaleza, depois São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Vale muito a pena conferir!



Envento interessante! Caramba como ando “desavisada”!
Livros são grandes companheiros. Quem não tem um (ou vários) livros especiais?
Tá bom, vamos ser realistas, muita gente nao dá a mínima pra leitura, especialmente agora, na era da tecnologia. Não sabem o que tão perdendo. A leitura nos diverte, nos ajuda a escrever melhor, a falar melhor, nos informa sobre a História, sobre o mundo, enfim. Agradeço a minha mãe que me incentivou a ser a leitora que hoje sou (coleçao Vaga-lume, que saudade…) e aos professores de literatura que falavam dos livros de forma tão apaixonada que me deixavam apaixonada tb!
*evento
Eu fiquei sabendo desse evento porque um amigo compartilhou no facebook, uma semana antes da data. Fui e adorei! Procure no google: saraiva eventos ou livraria cultura eventos e você encontra a programação facilmente. Geralmente, toda semana tem encontro com escritores. Escolha o de sua preferência e apareça. ;D
A literatura nos faz bem; é quase uma terapia! Eu também tenho muito o que agradecer aos meus pais e aos meus professores que muito me ensinaram/ensinam a viver bem e estar bem nesse mundo de livros, histórias e reflexões!
Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre! =D