default-logo

Olá, sou Sara Oliveira. Muito prazer!

O crescente interesse em ensinar e aprender línguas via tecnologia digital despertou a minha atenção na graduação. De lá para cá, tenho me dedicado a estudar a incorporação de interfaces digitais no processo de ensino-aprendizagem de línguas.

Em 2019, defendi a dissertação de mestrado intitulada “Fiz um blog, e daí? Uma experiência sobre o ensino e a formação inicial de professores de Português como Língua Estrangeira/Segunda Língua em perspectiva intercultural e crítica”, no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob orientação da professora Edleise Mendes.

Essa pesquisa possibilitou-me pensar o blog Falando Português como um ambiente favorável ao ensino de Português como Língua Estrangeira/Segunda Língua em uma perspectiva culturalmente sensível aos sujeitos envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagem (MENDES, 2008).

 

Formação acadêmica e atuação profissional

Sou graduada em Letras Vernáculas e Português como Língua Estrangeira, especialista em Educação a Distância, mestre em Língua e Cultura e idealizadora do Falando Português. Em 2012, comecei oficialmente a dar aulas de português para o público estrangeiro, atuando, inicialmente, no Programa de Pesquisa, Ensino e Extensão de Português (ProPEEP) e no Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL), ambos da Universidade Federal da Bahia. Desde 2013, faço parte da equipe de avaliadores do Celpe-Bras, exame oficial de certificação da proficiência em língua portuguesa para estrangeiros. 

Anos depois, ministrei cursos em uma escola de idioma dos Estados Unidos, na Universidade Católica do Salvador (UCSAL), no Programa Mais Médicos para o Brasil e, atualmente, faço parte da equipe de professores do Centro Cultural Casa do Brasil (Argentina). Além disso, atuo como  pesquisadora no Núcleo de Estudos em Língua, Cultura e Ensino (LINCE/CNPQ) e no Observatório de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua (ObsPLE-PL2, CNPQ).

Para mais informações, clique aqui.