Bate-papo | Recursos Tecnológicos nas Aulas de Produção de Texto
Oi, minha gente!
Vamos lá!
Há duas semanas, fui convidada pelo meu amigo Diogo para bater um papo com a sua turma de “Leitura e Produção de Texto em Língua Estrangeira” do curso de Letras da Universidade Federal da Bahia. O bate-papo foi ontem de tarde. Infelizmente, acabei me esquecendo de tirar fotos para compartilhar com vocês. :/
Diogo propôs que eu compartilhasse com os seus alunos a minha experiência com recursos tecnológicos em sala de aula já que eles estavam discutindo sobre leitura e produção de textos multimodais – práticas contemporâneas de leitura e produção de textos.
Fui lá, fiz um breve relato ( espero que tenha sido) da minha trajetória acadêmica, do uso do blog/e-mail como ferramentas de ensino-aprendizagem e leituras de algumas produções textuais dos meus ex-alunos a fim de refletirmos sobre a prática de produção textual nas aulas de língua.
Escreva um texto ou escreva uma crônica?; o professor será o único leitor desse texto?; como guiar o aprendiz durante a produção textual?; o que devemos avaliar?; como avaliar?; qual recurso tecnológico devo utilizar que possibilite um diálogo intercultural e que motive o meu aprendiz a produzir textos de diferentes gêneros textuais?. São esses e tantos outros questionamentos que “atormentam” o meu juízo. Quem me acompanha desde o Vivendo no Brasil sabe o quanto busco valorizar os textos produzidos pelos meus alunos – produções repleta de significados e intenções e discursos que devem ser respeitados e valorizados.
Ainda sobre ontem…
Quem quiser ler as produções textuais dos meus ex-alunos, acessem o Vivendo no Brasil. Procurem as postagens de 06 de junho a 31 de julho de 2013.
Aqui, no Falando Português, estou publicando alguns desses textos na categoria “Estrangeiro no Brasil” para fins didáticos e para aqueles que queiram saber sobre o Brasil pelo olhar do outro.
Indiquei também duas ferramentas: Genial.ly e Powtoon. Elas são “gratuitas” e dá para você produzir muita coisa legal, interativa e dinâmica. Ficou curioso? Os vídeos que eu apresentei (ou tentei apresentar) estão disponíveis no Canal do Falando Português. Esses vídeos são apenas demonstrações -não estou oferecendo nem vendendo cursos.#peloamordeDeus
Ah, abaixo indico livros que abordam essa temática: uso de recursos tecnológicos em sala de aula. Espero que gostem! E conte pra gente, nos comentários, quais recursos tecnológicos você costuma utilizar em sua sala de aula! Vai ser ótimo ler o seu comentário aqui. Aproveite e curta a Página do Falando Português no Facebook. =D







Gostou? Curta, comente, compartilhe!
Abraço a até logo!



