Festa Junina nas aulas de português (PLE/PL2) – Parte 1
Neste post, vou compartilhar com vocês duas dicas, um filme e uma música, de como a temática da festa junina pode ser abordada nas aulas de português, PLE/PL2. Ficou animado(a)? Espero que sim! 🙂
Festa Junina: Filme “Gonzaga – de pai para filho”
Você já assistiu ao filme “Gonzaga- de pai para filho”? Esse filme foi lançado em outubro de 2012. Vou logo lhe dizendo: é um filme muito emocionante! Prepare, além da pipoca, a pamonha, o milho cozido; tome uma dose de licor e não se esqueça do lenço para enxugar as benditas lágrimas.
Quer assistir ao trailer oficial? Veja aqui.
Muitas cenas do filme acontecem no sertão nordestino. A região do nordeste durante muito tempo foi (e ainda é) caracterizada (lembrada), muitas vezes, pela seca e pobreza. Precisamos refletir com os nossos aprendizes esse olhar preconceituoso ao nordeste, ao sertão nordestino. Aqui, existem muitas riquezas. Que tal, levar esta discussão para sua sala de aula?
Aproveite para falar para eles que as festas juninas são caracterizadas pelos agradecimentos e homenagens aos três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro, pelas chuvas que caem durante essa época do ano. A fogueira, as quadrilhas, os trios nordestinos (com os triângulos, as sanfonas e zabumbas), os balões, as bandeirolas, os pãezinhos de Santo Antônio são alguns símbolos dessa festa popular.
É um ótimo filme para quem tem interesse em conhecer um pouco da história desse artista ou quem quer praticar/ensinar o português ou conhecer um pouco do nordeste brasileiro.
Festa Junina: Pãozinho de Santo Antonio
“Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.” Diga-se de passagem, eu já comi muito esse pãozinho e já coloquei também no farinheiro. Leia mais aqui.
Festa Junina: Música “Bahia, forró e folia”, Ademário Coelho.
Como estamos nos preparando para os festejos juninos, escolhi uma de suas músicas para compartilhar com vocês e vermos quais aspectos de língua-cultura podem/devem ser trabalhados em sala de aula. Sugiro este vídeo para ser trabalhado com turmas de básico I (final de curso) ou básico II (início ou meio de curso). Claro que podemos abordá-lo em outros níveis, mas aí a abordagem poderá ser diferente daquela que eu apresentarei mais adiante.

E aí, gostou?
Você tem alguma dica, sugestão, crítica? Gostaria de compartilhar conosco como você trabalha esse tema ou como abordaria esse filme e/ou essa música em sua sala de aula? Deixe um comentário ou mande-nos um email:blog@falandoportugues.com.br . O seu comentário é muito importante.
No próximo post, vou compartilhar com vocês a forma como eu abordo essa música nas minhas aulas de PLE/PL2.
Se você ainda não curtiu a página do Falando Português no facebook, faça isso agora mesmo! 😉 Lá você fica sabendo quando tem post novo aqui no blog e sempre estou compartilhando coisas que têm a ver com a nossa língua.
Até logo!



